Gestão de carreira - IKIGAI
Ser profissional nesta área nem sempre é fácil, muitos dizem que a nossa profissão é de “desgaste rápido”...
Fazer uma boa gestão do percurso profissional é crucial nesta área! TIKIGAI é um estilo de vida que traz HARMONIA, LONGEVIDADE e a SATISFAÇÃO PLENA nas diferentes áreas da vida, permitindo assim alcançar a RAZÃO DE SER ou PROPÓSITO para a sua existência.
O dicionário Wikipédia pode ajudar-nos, pois acredito que uma pessoa culta é aquela que sabe onde procurar o que não sabe. Sendo assim, começamos pela definição. A palavra IKIGAI, originada na Ilha de Okinawa, no sul do Japão, deriva de IKI, que significa vida e GAI, realização de desejos e expectativas.
Segundo este motor de busca, os japoneses afirmam que todos têm um IKIGAI. E descobrir qual é o seu requer uma profunda e, muitas vezes, extensa busca de si mesmo. Porém, essa busca é extremamente importante porque, somente a partir dela, é possível trazer satisfação e significado para a sua vida. Não é à toa que nessa ilha, e devido também a esta filosofia, as pessoas tendem a viver além dos 100 anos de idade!
Portanto, IKIGAI é um estilo de vida que traz HARMONIA, LONGEVIDADE e a SATISFAÇÃO PLENA nas diferentes áreas da vida, permitindo assim alcançar a RAZÃO DE SER ou PROPÓSITO para a sua existência. A busca pelo sentido na vida está profundamente ligada ao entendimento de QUEM SOMOS (nossas crenças, relacionamentos, cultura, formação, etc), mas também em boa parte sobre O QUE FAZEMOS (profissão, vocação, trabalho, lazer, etc). Assim, em muitos casos a nossa percepção sobre a nossa RAZÃO DE SER dificilmente estará completa sem encontrarmos consonância entre o que somos e o que fazemos.
Por outras palavras, em um mundo no qual a nossa identidade apresenta uma profunda correlação entre o ser humano e o seu trabalho, são poucas as pessoas que se sentem felizes e com o seu propósito realizado sem ter compreendido aspectos pessoais e profissionais.
Penso que na vida temos que estar focados e determinados para atingir as diferentes etapas, sem nunca ter a certeza do resultado. A única certeza é que um dia vamos morrer. Identifico-me completamente com a filosofia IKIGAI.
Desde muito novo sempre tive o sonho de ser piloto de aviões e alimentei este sonho durante praticamente as duas primeiras décadas da minha vida. Infelizmente aos meus 18 anos tinha uma das grandes decepções da minha vida. Agarrei-me aos que me são mais próximos e fui trabalhar com o meu pai. Rapidamente percebi que era impossível ser feliz atrás de uma secretária. No entanto, acredito em alinhamentos, e a minha entrada no mundo do Fitness foi logo no ano seguinte. Continuar a trabalhar na empresa do meu pai, em Pero Pinheiro, e ir treinar a Cascais, todos dias, representou logo uma decisão que mexeu com o meu tempo, ou seja, fazia 60 km para ir treinar. Passado um ano tinha um sonho, abrir um ginásio em Sintra, numa altura que a palavra Ginásio era desconhecida do comum dos mortais.
Temos sempre que contar com alguém para nos ajudar na vida e aqui os meus familiares, pai e irmãos, foram a grande alavanca para conseguir avançar o sonho. O dinheiro era pouco e a solução passava por realizarmos as obras e construir as máquinas, barras e pesos. Imaginem o desafio.
Em 1987 tinha uma casa aberta e continuava a sonhar. Luta diária de tal forma que só tive férias aos 28 anos. Entretanto apercebi-me da necessidade de tirar uma licenciatura e em 1991 abraço o projeto Universidade Lusófona, que na altura, nem tinha licenciatura reconhecida. Dai a ficar responsável por várias cadeiras na Universidade foi uma questão de foco. A minha energia continuava em alta e no ano de 1998 era convidado para o projeto Les Mills e Manz . Fui responsável por elaborar várias formações na área, pois já em 1994, tinha acontecido com a empresa Bravo & Barreno. Desde os anos 90 até ao presente dia, a minha luta tem sido constante por mais, informação e formação, que contribuísse para o meu desenvolvimento pessoal e profissional.
Formações académicas, nomeadamente o mestrado em Exercício & Saúde, e posteriormente, o início do processo de doutoramento, que continua a ser um dos meus grandes objetivos profissionais, tem contribuindo para me sentir sempre à procura do sentido da vida. Assim como, toda a minha experiência internacional. Muito recentemente assumi mais um projeto de formação internacional no treino funcional, GOFLO. Em 2018, dar formação várias vezes na Rússia, incluindo Sibéria, assim como em Israel, vieram aumentar este desafio, apesar de já ter trabalhado em mais de 16 países.
Semear para colher, sabendo que muitas vezes temos parar, recuar e avançar, para conseguir alcançar algo mais que nos faça sentir mais completos.
Energia, Entusiasmo e Empatia, regulam a minha vida e a minha filosofia IKIGAI. O poder da mudança apoiado no poder de decisão é algo grandioso, mesmo quando aceitamos que alguém decida por nós.
Já tive muitas vitórias na minha vida e já participei em muita inovação, ligada ao mundo do Fitness, mas também já tive muitas decepções, com pessoas e com organizações, que me rodearam ao longo de mais de meio século. Aprendi e decidi rever o meu caminho e a forma de caminhar.
Continuo a lutar e com muita capacidade de adaptação, física e mental. Não existem receitas, mas quando estamos determinados a alcançar algo e sentimos a necessidade, conseguimos atingir. O IKIGAI permite avaliar a nossa missão, paixão, vocação e profissão. Faz aquilo que te apaixona e nunca mais terás de trabalhar. Felizmente estou num mundo que me permite estar constantemente a ser inspirado pelas pessoas que me rodeiam.
Sejam inteligentes aprendam com as pessoas de sucesso, e recomendo a leitura de bibliografias, e por que não a minha, da autoria da Manuela Pereira.