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Facebook Marketing para Personal Trainers

Não poderia deixar de clarificar que os profissionais que venham a gerir eles mesmo a sua presença no Facebook terão de se tornar especialistas em Facebook Marketing. De outra forma estarão a gastar bastante energia para tirarem muito pouco proveito.

Este conselho serve para outras áreas de gestão da sua atividade promocional para além do Facebook. Recomendo que agendem 1 a 2 horas por dia para fazer esta gestão da sua atividade. Poderá parecer pouco produtivo já que poderiam estar com um Cliente, mas no longo prazo irá compensar amplamente. 

O Facebook é sem dúvida um gigante das Redes Sociais e por isso é impossível de ignorar quando consideramos esforços de Marketing. O Facebook conta com mais de 2 mil milhões de utilizadores mensais sendo que destes 1.32 mil milhões fazem uma utilização diária. Em potencial todos os negócios poderão encontrar o seu Público-alvo no Facebook. As atividades ligadas ao Fitness e ao Exercício Físico não são exceção. O outro lado da moeda é que cada vez é mais difícil conseguir sobressair no Facebook. Por isso ficam aqui alguns conselhos e explicações para que possa tirar o melhor partido desta plataforma. 

Estratégia 

Antes de iniciar a comunicação no Facebook é necessário dedicar algum tempo (mesmo que pouco) a definir uma estratégia. Este passo não deve ser ignorado já que esta Estratégia servirá como guião e deverá ser revisitada de tempos a tempos. Não esquecer nunca de que o foco deve estar sempre no Cliente e que deve criar valor para este. 

Objetivo  

Nessa estratégia é vital determinar qual é o Objetivo. À primeira vista poderá parecer que os Objetivos para um Personal Trainer serão sempre os mesmos, mas na realidade estes poderão ser diferentes e deverão estar alinhados com a fase em que está este profissional. Alguém que está a iniciar a sua atividade tem objetivos diferentes de um profissional que já está bem estabelecido no mercado. É possível ter Objetivos primários e secundários e estes podem ir mudando e evoluindo à medida que vão sendo alcançados. 

Os Objetivos deverão ser tanto quanto possível SMART (do inglês: Específico, Mensurável, Alcançável, Relevante e Definido no Tempo). Alguns dos possíveis Objetivos poderão ser: 

  • Aumentar a notoriedade 
  • Aumentar o número de Clientes 
  • Criar credibilidade 
  • Aumentar o número de Gostos da Página 

Público Alvo 

Não podermos também descurar a definição do Público-alvo. Esse Público-alvo deverá estar alinhado com os nossos Objetivos e com a nossa Atividade. Os Conteúdos que iremos criar precisam sempre de ter o Público-alvo em linha de conta ou então corremos o risco de ter pessoas envolvidas com a marca, simplesmente serão as pessoas erradas. 

Concorrência 

Também é boa ideia analisar a concorrência. Esta análise tem dois objetivos principais: 

Perceber o que já está a ser feito para que seja possível encontrar um posicionamento que permita diferenciar da concorrência. É muito mais fácil conseguir destaque numa área com menor concorrência (claro que é necessário haver massa crítica ou então iremos estar a trabalhar numa área para a qual não há mercado) 

Perceber o que outros profissionais estão a fazer para ter sucesso. Nada melhor do que aprender com a experiência dos outros 

Facebook 

Depois de determinada a estratégia está na hora de iniciar a atividade no Facebook. O primeiro passo é perceber que o Facebook tem três tipos de entidades: Perfil Pessoal, Página e Grupo. 

Perfil Pessoal 

O Perfil Pessoal é a conta que nos representa. Deve estar identificado pelo nome real e por uma fotografia. O Perfil Pessoal é importante já que este é a base que permite criar as outras entidades. Há inúmeros negócios que usam indevidamente um Perfil Pessoal como se fosse uma Página. Para além de ser contra as regras do Facebook e correrem o risco da sua conta eliminada, também não podem beneficiar das funcionalidades de uma Página. Outros dos problemas é os Perfis Pessoais estarem limitados a 5.000 Amigos. No entanto, o Perfil Pessoal pode ser aproveitado para promover o negócio já que há muitas pessoas acabam por seguir um Perfil Pessoal sem lhe pedir amizade. Dessa forma quem segue um Perfil Pessoal verá todas as publicações públicas realizadas por essa pessoa. 

Página 

As Páginas existem para que negócios (empresas, marcas, celebridades, etc) possam ter uma presença no Facebook e usufruir desta plataforma para promover os seus negócios. As páginas dão acesso a algumas funcionalidades interessantes: Promoted Posts, Anúncios e Estatísticas. 

Promoted Posts 

Esta ferramenta serve para promover posts que tenham sido criados. São anúncios que servem para aumentar o alcance e assim o número de pessoas a que esse post irá chegar. Quando bem utilizado é uma forma muito eficaz de conseguir fazer chegar o nosso conteúdo mais longe. 

Anúncios 

Os Anúncios são uma das grande mais-valias das Páginas. Com estes é possível promover um negócio para segmentos muitos específicos de público, permitindo assim alcançar novos potenciais Clientes. Os Anúncios podem ser utilizados com diversas finalidades e o Facebook tem vindo a facilitar este aspeto ao criar caminhos diferentes de acordo com o Objetivo que o negócio pretende alcançar. 

Estatísticas  

As Estatísticas são muito importantes para que seja possível avaliar o sucesso das nossas ações. Com as Estatísticas é possível saber quem está a seguir a nossa Página (importante para o alinhamento com o Público Alvo), quais os conteúdos com maior sucesso, o tipo de alcance e de engagement que estamos a ter, o crescimento da Página, o tempo de visionamento dos vídeos, etc. 

Grupo 

Os Grupos podem servir para gerir projetos, grupos de trabalho, grupos de Clientes (aula, atividade, interesse comum), etc. A dinâmica dos Grupos é diferente das Páginas. Nestes os membros normalmente são mais qualificados e estão mais motivados a participar, já que são um segmento com um interesse comum. Os Grupos devem ter Objetivos específicos e devem ser trabalhados de forma a alcançar esses Objetivos. Os Grupos tiveram alguns upgrades recentemente e por isso ficaram ainda mais interessantes. Algumas dessas novas funcionalidades são os Grupos poderem ser criados e geridos por Páginas (ou serem ligadas a Páginas caso já existissem) e terem Estatísticas, o que nos permite avaliar a performance do Grupo e dos seus membros. 

Conteúdos 

Os Conteúdos são a gasolina do Facebook. Somente teremos sucesso se os nossos Conteúdos conseguirem captar o interesse do nosso Público-alvo. Para isso recomenda-se que haja uma calendarização dos Conteúdos para que seja mais fácil alinhar estes com os Objetivos e com o Público-alvo. De outra forma será mais fácil falhar o alvo. Algumas ideias para Conteúdos: 

  • Imagens dos treinos 
  • Dicas de fitness e de nutrição 
  • Receitas (através de uma Parceira com um Nutricionista por exemplo) 
  • Vídeos com plano de treino 
  • Vídeos de explicação de um exercício ou movimento 
  • Frases inspiracionais 
  • Conteúdo com influenciadores 

Partida, Largada, Fugida 

Não há melhor do que o dia de hoje para começar a utilizar o Facebook para promover o seu negócio. Comece pela Estratégia e depois crie a sua presença no Facebook. O mais importante é começar para que rapidamente perceba qual a melhor receita para si e para o seu negócio. Depois é só colher as recompensas.