ptenfrdeites

A Electroestimulação Muscular Integral como potencial de Negócio

Num mercado cada vez mais competitivo é imprescindível ter a capacidade de inovar ou reinventar o negócio, seja para fidelizar ou para captar novos clientes. Contudo, o objetivo primordial para sobreviver e crescer de forma sustentável tem de passar obrigatoriamente por um negócio rentável e produtivo.

Neste panorama, as tendências do mercado surgem como estratégias essenciais para potencializar o negócio. Dentro do leque das novidades, o Fitness Tecnológico é, provavelmente, a expressão mais utilizada. 

Se aliarmos a tecnologia a outro conceito que tem, cada vez mais, contribuído para aumentar a rentabilidade dos ginásios – o treino personalizado – concluímos que a Electroestimulação Muscular Integral (EMS-WB) surge como um recurso bastante atrativo. 

Como pode a EMS-WB aumentar a Produtividade / Rentabilidade do seu Negócio? 

De uma forma geral, considerando que a produtividade é a relação entre a produção e os fatores de produção utilizados e a rentabilidade é o retorno sobre o investimento, podemos concluir que ambos os conceitos são diretamente proporcionais: quanto mais produtivo for, usando menos recursos, mais rentável será o seu negócio. 

A EMS-WB vai ao encontro dessa premissa pela sua versatilidade no modelo de exploração, ou seja, reúne em si características que permite responder a diversos tipos de necessidades funcionando como alavanca do negócio tanto na conversão como na retenção. 

Vejamos como:

  • Aumento da taxa de conversão de clientes:
    • Através da disponibilização de um serviço inovador, diferenciador e exclusivo;
    • Acesso a um perfil de cliente que normalmente não tem tempo para se dedicar ao exercício físico, mas procura resultados rápidos de uma forma eficiente;
    • Acesso a um perfil de cliente com patologias e limitações articulares, que precisa de reforço muscular, mas está impedido de realizar todo o tipo de atividades com impacto articular e/ou cargas externas;
  • Aumento do nº de clientes com serviço de PT:
    • O EMS-WB deve ser sempre realizado com acompanhamento de um profissional, aumentando assim de uma forma positiva o nº de aulas de PT vendidas;
    • A combinação de sessões EMS-WB com o treino convencional potencia os resultados obtidos, tendo como consequência não só a fidelização, como a venda via “boca-a-boca” gerando vendas a custo zero;
  • Aumento do rácio volume de faturação/nº de horas do serviço de PT:
    • Um dos grandes sucessos de venda do EMS-WB traduz-se pelas sessões de duração média de 20 minutos com resultados visíveis a curto prazo. Este modelo permite que o PT em apenas uma hora ministre entre 2 ou mais sessões de treino dependendo do nº de dispositivos EMS disponíveis.
  • Aumento da taxa de retenção de clientes:
    • Considerando que um dos fortes argumentos apontados para o abandono do ginásio é a falta de tempo que leva à abstenção e, consequentemente, falta de resultados, apresentar uma alternativa que lhe permita a manutenção dos resultados com um custo/compromisso de tempo mínimo, pode representar a solução para muitos clientes.
  • Resumindo, o potencial da EMS-WB como estratégia para aumentar a rentabilidade e a diminuição de custos é evidente, uma vez que rentabiliza o número de horas de trabalho utilizando os recursos (humanos e materiais) que já fazem parte dos custos operacionais, tornando-os mais produtivos e aumentando o retorno do investimento dos mesmos. 

A rentabilidade é o foco constante de todos os gestores

Analisando a EMS-WB como recurso para captação de novos clientes e melhoria da taxa de retenção dos atuais, analisando também, a capacidade para aumentar a venda de sessões de Personal Trainer, lucrando com um novo e diferenciador serviço e rentabilizando o tempo dos seus profissionais, conclui-se que o valor do investimento é rapidamente recuperado. 

É considerando este princípio que a EMS-WB tem ganho adeptos por todo o mundo, seja em pequenos espaços ou grandes superfícies desportivas, clubes ou ginásios privados, boutiques ou mesmo para os profissionais que atuam por conta própria. 

Todo o Personal Trainer ou Treinador sabe que o seu êxito enquanto profissional é validado pela satisfação dos seus clientes. Por sua vez, a satisfação do cliente é medida pelo sucesso no alcance dos seus objetivos. E os objetivos são, na maioria das vezes, condicionados pelo absentismo ou falta de dedicação dos próprios clientes.

Neste sentido, por se tratar de um treino de alta intensidade, sem necessidade de impacto articular, a EMS-WB apresenta-se como um aliado do profissional para não só garantir resultados em pouco tempo, como para alavancar os resultados conseguidos habitualmente completando com o trabalho convencional. 

A evolução dos equipamentos

Os sistemas EMS-WB atingiram um patamar de evolução que permitiu uma significativa redução do espaço necessário, maior autonomia e uma flexibilidade de utilização sem precedentes através dos sistemas integrados sem fios, permitindo a reutilização das infraestruturas existentes em estúdios, ginásios, etc. No entanto, a formação dos treinadores é fundamental, consistindo na adaptação dos conhecimentos adquiridos à realidade da electroestimulação muscular integral.

Ao tomar a decisão de investir, certamente que terá de optar pela escolha do equipamento que garanta os melhores resultados, menor necessidade de manutenção, maior durabilidade e maior conforto para o cliente. 

Neste aspeto é fundamental ter atenção à qualidade, não apenas do dispositivo de electroestimulação muscular integral, mas também da interface de utilização garantindo os mais elevados padrões de qualidade e usabilidade e a proficiência do traje que inclui os elétrodos.