ptenfrdeites

Hidroginástica, Hoje e Amanhã

A sociedade em que vivemos afeta-nos desde cedo, com certos padrões e comportamentos que muitas vezes não refletem a verdadeira natureza do indivíduo, criando assim, muitas pessoas com tensões negativas. 

O mundo do fitness procura constantemente a forma de captar o maior número de pessoas para a sua prática com características e experiências diferentes, mas um objetivo: melhorar a qualidade de vida.

As piscinas de hoje continuam a ter na sua maioria duas modalidades: hidro e natação. 

Este conceito tem tendência a acabar pois, também há uns anos, atrás os estúdios de aulas de grupo tinham poucas modalidades, como a aeróbica, step, localizada e manutenção. Na realidade de hoje todos os estúdios têm muitas aulas específicas, para que cada aluno consiga escolher o que mais lhe agrada e o que lhe está mais próximo do seu objetivo. 

Assim sendo, porque é que as piscinas continuam paradas no tempo? 

Uma piscina “moderna”, não é só aquela que tem um design moderno, mas sim a que tem uma administração, que acompanha o desenvolvimento de todos os novos equipamentos e diversas aulas! Nos dias de hoje as piscinas devem ter um programa diversificado de aulas. Vamos aqui dar alguns exemplos. 

Thai Fit é uma modalidade com padrões das artes marciais (muay thai, kick boxing e boxe) combina música, equilíbrio, força, resistência, agilidade e perceção corporal, utiliza um “saco de boxe” adaptado à água, onde se pode realizar técnicas  de braços e pernas. Todos podem praticar. 

Aqua Kombat é muito idêntico ao Thai Fit, porem não usa o “saco de boxe”

A Aqua Zumba caracteriza-se pela prática de movimentos de dança ao som de ritmos latinos como salsa, mambo, merengue, cha-cha e funk. As principais vantagens da aqua zumba são a tonificação muscular, melhoria do sistema cardiorrespiratório e aumento do bem-estar físico e mental.  

Aqua Fow é uma aula de maior intensidade, mas de baixo impacto por ser realizada na água, tem a duração de apenas 30 minutos e associa as comuns pranchas, agachamentos e movimentos mais ativos ao desafio do equilíbrio em cima da plataforma. 

HidroBike é uma aula de grupo, que se desenvolve num ambiente descontraído e extremamente motivante, onde a bicicleta estática se encontra dentro de água e tira partido da resistência da mesma, para trabalhar os músculos das pernas, braços e tronco. Com baixo impacto a nível das articulações, proporciona uma grande variabilidade de estímulos, movimentos e posições altamente motivantes para a prática de atividade física. Combina o trabalho cardiovascular e de força, além do grande dispêndio calórico. 

Hidro Hiit é uma aula de alta intensidade praticado na água. O método HIIT envolve um treino intervalado de alta intensidade, funciona utilizando a variação entre estímulos fortes e breves períodos de descanso, ativo ou não. O HIIT promove melhoras na capacidade física e na composição corporal até em alunos com necessidades de cuidados especiais, como diabéticos, cardiopatas e hipertensos. 

O Watsu é uma terapia de equilíbrio energético e corporal, que resulta da combinação de movimentos harmoniosos e técnicas de Shiatsu dentro de água. Permite realizar um trabalho corporal dentro de água, com água convenientemente aquecida à temperatura de 35ºC. O Watsu é uma fascinante terapia que, acima de tudo, promove a harmonia interior, a autoconfiança e principalmente, eleva o nível de confiança e relacionamento que estabelecemos com as outras pessoas. Durante a sessão, a única coisa que é preciso fazer é relaxar, deixar fluir... O Watsu é muito mais do que uma massagem dentro de água! 

Aqua Run é uma aula de corrida dentro de água, podendo ser praticada com a utilização de uma passadeira ou simplesmente a água com pé ou sem pé. Pode ser uma aula só de caminhada ou até ser muito intensa, dependendo da capacidade dos alunos. 

Aqua Jump, a sua prática consiste em aulas feitas em cima de um trampolim individual. O aluno precisa impulsionar o corpo dando saltos e tentando manter o equilíbrio. É indicado para pessoas que queiram emagrecer, ganhar força muscular e prevenir ou tratar a osteoporose, isso porque a aula provoca o estímulo ósseo, fortalecendo os membros inferiores e a cintura. Além disso, o exercício faz com que o aluno obtenha equilíbrio, força, condicionamento físico e o fortalecimento do tronco. Também são feitos trabalhos localizados nos membros superiores e inferiores. 

Estas novas modalidades e conceitos, trazem sem duvida uma mais-valia para as piscinas em Portugal e no Mundo. 

Vamos ser criativos e colocar os complexos com piscina com uma rentabilidade muito maior, para isso, podem contar com a minha ajuda!