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Personal Training Manager // 5 Características Fundamentais (1ª Parte)

Num mercado onde o serviço de Personal Training ocupa, cada vez mais, um espaço de maior importância na organização estrutural e operacional dos clubes de fitness, a figura do Coordenador de Personal Training (PTM) é já uma realidade na maioria das marcas que querem desenvolver o seu departamento de personal training com mais rigor, competência e níveis superiores de performance.

Assim sendo, torna-se absolutamente decisivo o processo de recrutamento e seleção do profissional que ocupa a função.

Pretendemos com este artigo ajudar a identificar as 5 características fundamentais que um Personal Training Manager deve possuir:

1 - Humildade

A humildade é a característica distintiva dos líderes mais evoluídos. Jim Collins cunhou o termo "Liderança de Nível 5" para ilustrar como os melhores líderes transformaram as suas empresas e equipas em exemplos de grande sucesso, usando a humildade como catalisador da mudança, motivação e empenho. Podemos concluir, facilmente, que a função do líder é servir as suas equipas para que estas possam desenvolver o seu trabalho no máximo da sua capacidade de performance. Uma liderança humilde promove relações fortes, estimula a criatividade e a participação de todos. A humildade tem o poder de inspirar e atrair os outros.

2 - Foco

Estar focado e manter o foco é uma das características mais importantes de um líder, em qualquer mercado ou processo. Nas estruturas de personal training os objetivos comerciais da equipa - e o cumprimento dos mesmos - estão sempre relacionados com a capacidade de foco de todos os elementos. Esse foco deve ser alimentado e potenciado pelo coordenador, diariamente. Para que isso aconteça com sucesso, o coordenador deve ser capaz de construir planeamentos individualizados, baseados em análise estatística específica. Precisa de ser capaz de construir um conjunto de indicadores Benchmarks diários, que todos os elementos da equipa devem conhecer e operacionalizar. A capacidade de construir este tipo de planeamentos irá permitir um melhor follow up e uma gestão de agenda muito mais eficiente e eficaz.

3 - Resiliência

Os desafios associados à função de PTM são diários e constantes. O recrutamento, o planeamento de integração, o treino técnico e comercial da equipa, no fundo todo processo de supervisão pedagógica e comercial, requerem a capacidade de resolver problemas, adaptar-se a mudanças, lidar positivamente com a pressão e, maioritariamente, tomar decisões estrategicamente produtivas, contornando o stress. Autocontrolo emocional, otimismo, capacidade de análise e empatia são um somatório de características que podem ajudar a definir o perfil de resiliência de cada um.

4 - Capacidade de Comunicação

Se a comunicação é a base de toda a atividade humana, então a capacidade de comunicar eficazmente é a base de todos os processos de liderança. Para o PTM, comunicar de forma orientada com cada um dos elementos da equipa, respeitando a sua singularidade, pode ser um desafio. Comunicar com a gestão do clube, equipas comerciais e clientes poder ser um desafio ainda maior. Transformar estes desafios em oportunidades positivas de onde se retira valor acrescentado para a equipa como um todo, marcará seguramente a diferença na performance global da equipa e do departamento. Capacidade de escuta, comunicação não-verbal, confiança, feedback eficaz, simpatia e respeito são características fundamentais para podermos comunicar de forma aberta e eficiente.

5 - Formação Avançada

O serviço de personal training deverá sempre ser entendido como um processo tecnicamente avançado. A sua supervisão técnica e pedagógica é uma das responsabilidades mais importantes para qualquer PTM. Garantir a implementação de todos os protocolos de avaliação, planeamento e controlo, bem como a correta interpretação dos mesmos por todos os elementos da equipa é fundamental para que todo o processo culmine com sessões de treino extraordinárias. Para isso, o PTM deverá ser um profissional apaixonado pelo treino e com níveis de formação técnica consolidados e atualizados. Ser certificado por instituições de formação técnica de referência é muito importante para que possa, com maior legitimidade, ajudar a equipa. Esta deverá ser transversal ao processo de angariação de novos clientes. “Pode não ser o vosso foco principal de atenção, mas não podem ignorar as vendas! Por isso, pensem no assunto, revejam a vossa atitude, treinem os skills de vendas e estejam na linha de frente da revolução” (Peters, 2001). Formação e conhecimento em processos de influência e vendas serão uma contribuição extraordinária para toda a equipa, sobretudo nos momentos de integração de novos elementos. 

Para uma função em full time, que tem como principais responsabilidades, recrutamento, treino, definição e cumprimento de objetivos comerciais e que assenta uma relação de extrema proximidade com o gestor do clube, o domínio destas 5 características assume um papel preponderante no alto desempenho profissional do Personal Training Manager.