ptenfrdeites

Artes marciais e fitness: um mercado em crescimento

Não teria como começar este artigo sem uma pequena definição sobre o que são Artes Marciais. Artes Marciais são disciplinas físicas e mentais codificadas em diferentes graus, que tem como objetivo um alto desenvolvimento dos seus praticantes para que possam defender-se ou submeter o adversário mediante diversas técnicas.

São sistemas para o treino de combate, geralmente sem o uso de armas de fogo ou de outros dispositivos modernos. Atualmente, as Artes Marciais, para além de praticadas enquanto treino militar, policial e de defesa pessoal, são também praticadas como Desporto de Combate. Existem diversos estilos, sistemas e escolas de Artes Marciais. O que diferencia as Artes Marciais, da mera violência física (briga de rua) é a organização das suas técnicas num sistema coerente de combate, desenvolvimento físico, mental e espiritual. Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.

No Brasil e nos EUA, o Mercado das Artes Marciais é uma grande realidade e abre portas para vários profissionais da área do Desporto, não necessariamente especialistas em lutas, mas muito na parte da preparação-física e todas as valências que envolvem o treino.

Em Portugal, finalmente, começa a ser uma realidade. Cada vez mais assistimos à criação de novos ginásios com grande foco e divulgação destas vertentes e uma grande adaptação dos próprios ginásios já existentes, com a implementação de várias modalidades de lutas, sejam elas na vertente pura ou nas adaptadas.

Um dos pontos fortes desta aposta é que o público em geral, formado por pessoas comuns, e que por muitas vezes não frequentam as Artes Marciais por desconhecimento, falta de oferta ou mesmo por medo, por considerarem que este tipo de desporto é somente para atletas de alta competição. Todavia, através de profissionais qualificados, vão poder usufruir de aulas adaptadas de Fitness e Artes Marciais, sem ter a preocupação do confronto físico com outros alunos e, deste modo, beneficiar de novas formas de treino, principalmente de grande desafio a nível físico, motivacionais, de auto-estima e confiança.

Do ponto de vista de quem procura e tem como objetivo principal a competição, com a criação destes novos espaços focados nas Artes Marciais, passam a ter ginásios especializados, de qualidade e que oferecem imensas vantagens para os seus alunos, desde a qualidade do material, profissionais qualificados a instalações adequadas com infraestruturas que permitem a evolução e crescimento dentro da modalidade escolhida.

Acredito seriamente que é uma aposta ganha. Poderá levar um pouco de tempo até as pessoas perceberem que neste novo conceito podem treinar e alcançar os seus objetivos de uma forma muito mais desafiadora e motivante, fazendo que dentro da individualidade de cada um posso ter enorme progresso a todos os níveis.

Como contrapartida, para os donos de ginásios que estiverem dispostos a esperar a consolidação no mercado deste novo modelo, vão ter com certeza uma excelente resposta a nível de retenção e fidelização dos seus alunos, pois o compromisso dos alunos de Artes Marciais é muito maior comparativamente a outras modalidades.

Porém, para que realmente seja concretizada a implantação desta nova metodologia, a qualificação dos profissionais é de suma importância. Não adianta investir somente em equipamentos, como sacos de boxes, tatamis, luvas, plastrons, cordas e várias outras ferramentas, sem ter uma equipa que possa no dia-a- dia orientar e fazer com que os alunos adquiram confiança e principalmente alcancem os seus objetivos.

Tenho plena convicção que 2017 vai ser um ano de grande mudança e de crescimento muito significativo para quem apostar e focar nessa nova forma de oferecer Saúde e Bem- Estar, a todos aqueles que procuram novos desafios através das Artes Marciais.

Cabe a todos os profissionais ligados à área, desmistificar qualquer pensamento errado em relação a uma modalidade que tem por princípios o respeito e disciplina entre os seus praticantes e professores.

Deixo aqui o desafio a todos os leitores para procurarem um ginásio com este novo foco e fazer uma aula experimental, seja de aulas adaptadas às lutas ou mesmo uma luta específica. Garanto que independente da modalidade que escolher vai perceber muita diferença tanto a nível físico quanto a nível psicológico.

As Artes Marciais são recomendadas a todos os géneros e idades, desde as crianças até os mais velhos. As vantagens são inúmeras para todos os que as praticam; agora é hora de procurar um ginásio credenciado, com profissionais de alto nível, escolher uma modalidade e o principal: definir um objectivo e foco para realmente lutar por ele.

Pois tudo é possível e depende principalmente do quanto queremos e nos esforçamos para alcançar os nossos Sonhos.

Vamos a isso.