Os 10 Mandamentos do Marketing Digital
Aumentar as vendas até há algum tempo atrás só era possível com o investimento na contratação de mais pessoas a trabalhar na área comercial.
Essa realidade mudou brutalmente com a internet, pois muitos processos de comunicação e vendas podem ser automatizados e extremamente personalizados, gerando maior interesse do cliente, menor custo para a empresa e aumento de qualidade e receita.
A revolução do digital é uma realidade nos dias de hoje. Muitas empresas chegam a duplicar os seus resultados por repensarem o modelo de trabalho e negociação dos seus produtos e serviços. Essa realidade já pode ser vista em inúmeras empresas do setor do fitnessa nível mundial.
A Digitalização do Fitness vai além do marketing. A grande verdade é que a transformação é sistémica, ou seja, gera um impacto direto em todas as áreas do clube. Envolve todos os tipos de softwareque sejam relacionados com a gestão e administração, controlo de acessos, vendas, contato com os clientes (CRM), educação de clientes e, claro, ferramentas para marketing digital.
Garanto que essas ferramentas são encantadoras e completamente viciantes. São tantos os recursos e possibilidades a que se tem acesso que é difícil dizer qual é o melhor. Contudo, a pergunta certa não deve ser essa,mas sim "Qual a melhor ferramenta neste momento para usar na minha próxima estratégia?".
Ou seja, uma ferramenta que hoje pode ser o seu diferencial, amanhã já está completamente fora do mercado.
Mas então o que é necessário para não ficar de fora das tendências e perder as oportunidades?
Na minha opinião a única coisa que não muda é a necessidade do cliente, ou melhor, ela está sempre a mudar, o que não muda é o fato do cliente ter necessidades especiais que precisam semprede serem atendidas.
É aí que mora o grande motivo do sucesso dos media digitais. As pessoas interessam-se por tudo aquilo que gera interesse para elas e que atende as suas necessidades. E isso está relacionado diretamente com o interesse e dúvidas que o consumidor tem antes de realizar algum tipo de compra.
As redes sociais e a internet funcionam como uma pesquisa para que tenha a certeza de que o produto que procura é real,de boa qualidade e oferece os benefícios que procura. Nesse momento, os ginásios que estão melhor preparados têm uma grande oportunidade de transformar um mero visitante do seu sitenum cliente potencial.
Por outro lado, o ginásio que não estiver bem preparado perde espaço para os que, estrategicamente, se organizaram para oferecer as informações ao cliente através dos meios digitais.
Para isso, existem algumas premissas básicas que todo o site deve ter para uma maior possibilidade de conversão de um prospect:
- Tenha campos onde o cliente possa registar o seu nome, email e telefone, além de pontos de registo espalhados pelo site oferecendo alguma recompensa em troca;
- Escreva algumas sequências de emails (4 a 7 emails) automáticos conectados diretamente aos formulários de registo, enviando informações e dicas interessantes para o consumidor de acordo com o perfil de interesse que ele demonstrou;
- Escreva artigos num Blog com conteúdo relevante para o público-alvo do seu ginásio, levando em consideração as palavras chave que tem interesse aparecer no Google;
- Defina as 10 principais palavras-chave para que o Google encontre o seu site mais facilmente;
- Facilite a partilha dos seus conteúdos com botões do Facebook em todas as páginas;
- Tenha pelo menos um ebook sobre um tema que o consumidor valorize saber mais (emagrecimento é um bom exemplo);
- Publique diariamente conteúdosnas suas redes sociais com link direcionando para o site do seu ginásio;
- Faça pesquisas online para identificar possíveis oportunidades de novos serviços/ produtos para os seus clientes;
- Crie materiais para que os visitantes do seu site possam fazer download –consulte este exemplo real sobre como criar a sua página em 10mandamentos.marketingdeacademia.com.br;
- Tenha uma área de membros online para os seus clientes com conteúdo VIP. Ofereça por um preço baixo para os visitantes que não compraram cartões no seu clube;
Também pode explorar ao máximo as suas redes sociais, mas a minha recomendação é que tenha sempre um link de direcionamento para o seu site e garanta que tenha formulários de contato para registar essas pessoas.
O que vai fazer com que os seus resultados de marketing digital aconteçam é a quantidade de contatos que tem na sua base de dados.
Acredito que a principal lição que aprendi sobre marketing digital nos últimos 5 anos é: "FAÇA!”.Isso mesmo, FAÇA. A grande diferença entre os ginásios que geram resultados com internet e os que não geram é que um realiza mais as ações planeadas e aprende com os erros, o outro planeia e faz ajustes para não errar. Um é mais rápido e versátil, o outro é mais lento e precavido.
Neste novo mercado com novos hábitos e novos clientes é necessário um novo mapa para um mundo novo. Nunca nada ficou tão rapidamente obsoleto como nos últimos anos, daí a necessidade de colocar as coisas em ação o mais rápido possível. Talvez tenha medo de errar, o que é comum, pois a inovação causa-nos esse medo, mas acredite, o resultado que terá compensará os riscos, medos e inseguranças ao longo do tempo.
Neste momento visite o seu site, veja as suas redes sociais, veja o que é possível melhorar HOJE, AGORA. Uma pequena ação por dia trará resultados extremos se mantiver a sua consistência. Então, simplesmente FAÇA!
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